
A escassez de espaço na superfície do terreno, em centros urbanos, tem induzido o aumento de obras subterrâneas, que possibilitam a passagem direta por obstáculos físicos para a viabilização de sistemas de transporte e distribuição de serviços essenciais (coleta de esgoto, abastecimento de água, distribuição de energia elétrica, telecomunicações, transporte de gases, etc.). O aspecto mais importante a se considerar quanto à execução desse tipo de obra é a capacidade de suporte do subsolo, diante das solicitações impostas pela escavação executada. A escolha da metodologia executiva e do traçado do túnel deve ser fundamentada em investigações geotécnicas (mapeamento geológico-geotécnico, sondagens, ensaios de campo, etc), modelagens numéricas, etc. Para garantia da segurança, evitando riscos de acidentes durante e após o período construtivo, a obra deve ser monitorada e acompanhada por Engenheiros Geotécnicos / Geólogos, capazes de avaliar se o comportamento do maciço durante as escavações, junto à frente de avanço, são compatíveis com as concepções de projeto, realizando adaptações quando necessário.




Túneis
As principais demandas técnicas atendidas para a viabilização de obras de túneis são:
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Mapeamento geológico-geotécnico da frente escavada;
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Elaboração de perfil geotécnico longitudinal do subsolo;
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Avaliação de interferência nas regiões próximas;
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Definição de parâmetros geomecânicos de resistência e deformabilidade de maciços rochosos;
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Análises numéricas de estabilidade e fluxo;
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Definição de tempos de auto-suporte e comprimento do avanço das escavações;
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Dimensionamento de reforços estruturais;
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Concepção de técnicas de execução:
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NATM - New austrian tunneling method;
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Tunnel liner;
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Cut and cover / Bottom-up;
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MND - Métodos não destrutivos de perfuração direcional;
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HDD - Horizontal directional drilling;
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MTBM - Microtunnel boring machine (mini shields);
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Túnel escavado em solo com pequeno cobrimento.
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