O conhecimento adequado do comportamento geotécnico dos solos ocorrentes e dos parâmetros de resistência, deformabilidade e permeabilidade dos mesmos contribui para otimizar as soluções de projeto, garantindo a segurança das obras, evitando surpresas indesejáveis e reduzindo significativamente custos desnecessários. De acordo com o tipo e porte de cada empreendimento desejado, justifica-se a necessidade de prospectar minimamente o terreno, por meio de Sondagens a Percussão (NBR 6484/2001).
Melhor serão concebidas as soluções de engenharia da obra, do ponto de vista da segurança e economia, quanto maior for a qualidade do reconhecimento a respeito das limitações e potencialidades do subsolo, suas características, propriedades, comportamento geotécnico, domínio geológico preponderante, etc. Para tanto, é extremamente importante que este serviço consiga resultar em informações representativas e de elevada confiabilidade para os engenheiros geotécnicos e estruturalistas.

Os objetivos específicos do SPT (Standard Penetration Test) são: a determinação dos tipos de solo ocorrentes, das espessuras das camadas existentes e da resistência à penetração do amostrador padrão, sendo esta última expressa pelo número de golpes (Nspt) necessários para a cravação dos últimos 30 cm em cada metro penetrado. Nesta oportunidade também será detectado o nível do lençol freático, caso ocorra.

1/2

Sondagem a Percussão

Os principais serviços oferecidos, relacionados a sondagens a percussão são:

  • Sondagem a percussão convencional (SPT);

  • Sondagem a percussão com leitura de torque (SPT-T);

  • Elaboração de plano de investigações, com definição da quantidade, profundidade e tipo de furo de sondagem, de acordo com as características da obra;

  • Com coleta de amostras de solos compressíveis, no bico amostrador, para ensaios laboratoriais (teor de umidade e limites de Atterberg);

  • Sondagem sobre lâmina d'água;

  • Classificação geológica de amostras para fins geotécnicos;

  • Traçado de perfis geológicos-geotécnicos associados;

  • Ensaio de permeabilidade em furo de sondagem (infiltração, bombeamento pontual, rebaixamento e recuperação).

© 2017 por GeoENG - Consultoria Geotécnica & Projetos de Engenharia. Tel: (71) 3014-0512. E-mail: geotecnia@geoeng.in